O site APRENDA FREVO utiliza o programa padrão de leitura de todos os arquivos Html, para deficientes visuais, que são disponibilizados pelos sistemas operacionais (ex.: Windows, Linux, Mac). Porém, solucionar ou atenuar as dificuldades do dia-a-dia das pessoas com deficiência, mesmo sendo vital, nunca será o suficiente. Continuar aperfeiçoando a acessibilidade, usando a tecnologia assistiva, é um dos principais objetivos do site. O desejo explícito de usitar as ferramentas corretas, para proporcionar igualdade a todos, nos leva a busca incessante de apoio/ patrocínio/ incentivo, para que possamos oferecer os recursos da audiodescrição e libras.
É preciso a conscientização de que a garantia de acesso à cultura não é favor, é cumprimento da lei (Decreto-Lei 5296/2004; Decreto legislativo n. 186/2008).
MAIS INFORMAÇÕES:
O primeiro grito de alerta, emitido pelos profissionais de reabilitação, foi dado na década de cinquenta. Denunciava-se a existência de barreiras físicas nos espaços urbanos, edifícios e meios de transporte coletivo. “Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção”- Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas. Esse combate, às barreiras arquitetônicas e atitudinais, já dura mais de sessenta anos e está longe de alcançar a excelência da acessibilidade. Excelência esta, que beneficiará todas as pessoas, que tenham ou não qualquer tipo de deficiência.
A Tecnologia Assistiva é todo recurso ou serviço que contribua para proporcionar ou potencializar habilidades funcionais de pessoas com deficiência; tendo como consequência a autonomia e inclusão na vida social. Entre as várias tecnologias assistivas existentes, destacarei duas: a audiodescrição, que é uma técnica de tradução de imagens estáticas ou dinâmicas, em eventos como teatro, cinema, programas de TV, exposições, mostras, musicais e outros, que permite a uma pessoa cega ou com baixa visão compreender estímulos visuais, geralmente através de uma fonte sonora; e Libras – Língua brasileira de sinais, que é considerada a segunda língua oficial do Brasil desde 2002. É importante saber que as pessoas surdas nem sempre conseguem compreender a língua portuguesa, em sua forma escrita. Por isso, quando se trata de acessibilidade comunicacional das pessoas surdas, a Libras deve ser oferecida sempre como primeira opção.