Veja em outros idiomas:
Apaixonada pela cultura pernambucana, a bailarina, coreógrafa, atriz, radialista, psicóloga e produtora cultural: Mariangela Valença, estreia como escritora dedicando sua obra ao público infantil. E o tema não podia ser outro senão o frevo, sua grande paixão. Mas este não é somente mais um livro para crianças, ele é o primeiro com caráter histórico voltado para os jovens leitores, com faixa etária entre 06 e 11 anos de idade.
E o pioneirismo vem em dose dupla, já que esta “aula de frevo” em forma de livro foi publicada, inicialmente, em Braille: português e francês (2008), através do incentivo do Funcultura- Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco (com doações para escolas de 50% da publicação). Só em 2011 o livro ganha sua versão em tinta, portuguesa(com recursos próprios) e francesa(marketing direto). E em 2013 lança as traduções, em Braille e em tinta, nas versões: inglesa, italiana, alemã e espanhola; também com o apoio do Funcultura. Na verdade, a publicação faz parte de um projeto maior de divulgação e ensino do frevo que Mariangela Valença vem desenvolvendo há mais de vinte anos e que já conta com um primeiro produto, a vídeo-aula “aprenda frevo” (2002).
A Cooperativa do Produtor Portador de Deficiência de Pernambuco - CODEFIL, coordenada por Geraldo Feitosa, foi a responsável pela revisão, transcrição e impressão em Braile.
O livro conta a história do frevo por meio de uma leitura lúdica e educativa, que atrai tanto crianças quanto adultos. Mariangela Valença transforma-se em personagem (a professora Marifrevo) da sua história, descrevendo no texto uma parcela da sua própria trajetória como divulgadora deste que é um dos principais ícones da cultura pernambucana e Patrimônio da Humanidade. A aula se passa em uma escola pública do Recife e os alunos-personagens que protagonizam a história têm os curiosos nomes de Stefane Capibaribe da Silva, uma menina de onze anos, e Andrey José Arrecifes, de dez anos. A autora explica a opção por nomes estrangeiros como uma forma de ilustrar uma realidade comum nas salas de aula das escolas públicas brasileiras. O livro “Aula-espetáculo: 100 anos de Frevo” traz ilustrações de Ítalo Cajueiro para complementar o cenário praticamente auto-biográfico do texto de Mariangela Valença. Tradutores: Francês: Vilton Soares de Souza/ Inglês: Hugo e Eugênia Caldas/ Alemão: Cornelia Parisius/ Italiano: Alexandre Lippi/ Espanhol: Walmir Sabino
Mariangela Valença há mais de 20 anos trabalha na conscientização, recriação e divulgação da cultura de Pernambuco. Na sua trajetória artística, integrou o elenco do Balé Popular do Recife; participou de várias Feiras de Turismo Internacionais e Nacionais; protagonizou o curta “Café Aurora”, de Pablo Polo; participou do filme de Kleber Mendonça Filho, “O Som ao Redor”; e coreografou e dançou com a cantora Elba Ramalho por quatro anos. Por iniciativa própria, realizou o lançamento do dvd e do livro nas versões em português e francês, em Braille e tinta, em Bobigny (França), Bruxelas (Bélgica) e New York (EUA); e sempre realizando doações para as escolas, bibliotecas e Institutos de Cegos.
“AULA-ESPETÁCULO: 100 ANOS DE FREVO”
TEXTO: Mariangela Valença
ILUSTRAÇÃO: Ítalo Cajueiro
REVISÃO EM PORTUGUÊS: Haidée Camelo Fonseca
ASSESSORIA PEDAGÓGICA: Rossana Rameh
PRODUÇÃO: Mariangela Valença e Jorgeany Baracho
FORMATAÇÃO, REVISÃO E IMPRESSÃO EM BRAILLE: CODEFIL
DESIGN GRÁFICO: DG Design Gráfico (Dulce Lôbo e Germana Freire)
IMPRESSÃO DA CAPA E ENCADERNAÇÃO EM BRAILLE: Gráfica Santa Marta
IMPRESSÃO: FacForm Gráfica
TRADUTORES:
Francês: Vilton Soares de Souza
Inglês: Hugo e Eugênia Caldas
Alemão: Cornelia Parisius
Italiano: Alexandre Lippi
Espanhol: Walmir Sabino